Publicações internas
Boletins Dicas Manuais Formulários Catálogos Artigos Relatórios técnicos Políticas do ISCTE-IUL

Acesso aos serviços de informática do ISCTE-IUL

Para aceder aos serviços informáticos necessita de credenciais de acesso válidas para os serviços em que tem conta no ISCTE–IUL.

As credenciais de acesso aos serviços informáticos do ISCTE–IUL são compostas pelo nome de utilizador e respectiva palavra-passe, em que "Nome de utilizador" corresponde ao nome de utilizador associado ao utente, qualificado com @iscte.pt:

Menu "Ferramentas"
Figura 1 – Aspecto típico de uma caixa de diálogo para autenticação nos serviços informático do ISCTE–IUL.

De acordo com a situação do utente, o nome de utilizador pode tomar diversas formas:

  • Alunos e alunas – O nome de utilizador é definido de acordo com a fórmula prefixo+número_de_aluno+@iscte.pt em que o prefixo tem a seguinte correpondência para o tipo de matrícula ou grau associado:
  • Descrição Prefixo
    Licenciaturas a
    Mestrados m
    Pós-graduações p
    Doutoramentos d
    Especialização ep
    Curso de especialização tecnológica cet

    Exemplo: Ao utente Xisto Ximenes, aluno de uma licenciatura, com número de cartão de estudante 99999 corresponderá o nome de utilizador a99999@iscte.pt.

  • Docentes e funcionários(as) – O nome de utilizador é definido de acordo com a fórmula sigla+@iscte.pt. em que sigla corresponde à iniciais associadas ao nome de utilizador. Note que estas podem não corresponder às iniciais do nome completo do utente (para confirmar quais as iniciais que compõem um respectivo nome de utilizador poderá consultar o Directório do ISCTE-IUL).
  • Exemplo: O utente Xisto Ximenes (docente ou funcionário do ISCTE–IUL) autenticar-se-á usando o seu nome de utilizador qualificado com @iscte.pt, ou seja, xxnes@iscte.pt e a respectiva palavra-passe (uma palavra-passe válida em algum dos serviços informáticos do ISCTE–IUL).

Dada a multiplicidade de serviços que foram sendo adicionados nos últimos anos ("Areas", VPN, rede sem fios, e-learning, correio electrónico, Fénix), sem uma política centralizada de gestão de palavras-passe, é hoje possível que um utente tenha tantas palavras-passe como serviços em que possui conta, podendo ter um ou mais nomes de utilizador associado (e.g., funcionária(o) que também estuda no ISCTE–IUL).

Para obviar esta situação, os Serviços de Informática disponibilizam, através do sistema Fénix, a possibilidade uniformização da palavra-passe para todos os serviços informáticos em que o utente tem conta activa, assim como uma funcionalidade de recuperação de palavra-passe através de SMS ou correio electrónico.

Para saber como proceder consulte os respectivos manuais interactivos.

Se desejar, envie um comentário sobre a informação disponibilizada nesta página para sugestoes.dsi@iscte.pt.

Destaques

Manuais de configuração da rede wireless

Fénix – Manuais de apoio

Conheça todos os materiais de apoio ao sistema Fénix.

O seu endereço IPv4 é 54.92.158.65